

Cuidados Continuados
Cuidados Específicos
Cuidados Paliativos
Estes cuidados tão complicados para as famílias e utentes merecem uma maior atenção da nossa parte pois cada caso é um caso e cada utente tem necessidades diferentes e específicas. O acompanhamento directo e a ajuda complementar diária faz o dia a dia melhor para todos. A supervisão, ajuda em actividades lúdicas, mobilidade e transporte, a higiene pessoal, o acompanhamento permanente com o utente, assim como o controlo da medicação são quase sempre obrigatórios para manter uma vida saudável.
Para quem:
– Pessoa com incapacidade
– Dificuldades e sem mobilidade
– Prevenção de problemas
– Desorientação
– Dependentes
– Acamados
Objectivo do Serviço:
– Terem melhores condições de vida
– Acompanhamento Permanente
– Prevenção
– Apoio Continuado e Ajudas diárias
– Vigilância e Supervisão
– Cuidados de Higiene e Alimentação
Doença de Alzheimer
A doença de Alzheimer manifesta-se de forma diferente em cada pessoa, no entanto existem diversos sintomas em comum. Os primeiros sintomas são geralmente confundidos com sinais relacionados com a idade ou manifestações de stress. Nos primeiros estágios o sintoma mais comum é a dificuldade em recordar eventos recentes, o que se denomina por perda de memória de curto prazo.
Quando se suspeita de Alzheimer, o diagnóstico é geralmente confirmado com exames que avaliam o comportamento e capacidade de raciocínio da pessoa. Esses exames podem ser complementados por um exame cerebral. No entanto só é possível determinar um diagnóstico definitivo através de um exame ao tecido cerebral. À medida que a doença evolui, o quadro de sintomas pode incluir outros sintomas. Entre eles: confusão, irritabilidade, alterações de humor, comportamento agressivo, dificuldade com a linguagem e perda de memória de longo prazo. Em muitos casos a pessoa com Alzheimer afasta-se gradualmente da família e da sociedade. Gradualmente, o corpo vai também perdendo as funções corporais normais.
Doença de Parkinson
A doença de Parkinson é uma doença primária de causa obscura. Há degeneração e morte celular dos neurónios produtores de dopamina. É portanto uma doença degenerativa do sistema nervoso central e que geralmente se manifesta após os 50 anos de idade. É uma das doenças neurológicas mais frequentes visto que a sua prevalência se situa entre 80 e 160 casos por cem mil habitantes, acometendo, aproximadamente, 1% dos indivíduos acima dos 65 anos de idade.
O Parkinson é uma doença que ocorre quando certos neurónios morrem ou perdem a sua capacidade funcional. O indivíduo portador de Parkinson pode apresentar tremores, rigidez dos músculos, dificuldade em caminhar e equilibrar-se, assim como de engolir. Como esses neurónios morrem lentamente, esses sintomas vão progredindo ao decorrer de anos.
Quer saber mais sobre doenças de idosos ? Carregue aqui
Para que serve a Avaliação de Necessidades ?
Simplesmente, é para nós entendermos o seu problema ou do seu familiar. Quais as dificuldades que existem e que tipo de ajuda é precisa; a complexidade do serviço e qual o tipo de acompanhamento a ser prestado. Após a nossa Avaliação de Necessidades seleccionamos então a melhor Auxiliar para satisfazer todos os requisitos e o servir, pois cada caso é um caso.