Ser Bom Cuidador
Cuidados – Atenções – Funções
Como ser Bom Cuidador ?
Os especialistas de diversas áreas médicas não duvidam que a população está vivendo mais, o que significa que a preocupação com os cuidados de pessoas idosas, especialmente dos parentes próximos, está aumentando. Talvez você esteja avaliando a possibilidade de ser um cuidador de idosos ou precise assumir a responsabilidade de cuidar de seus pais ou entes queridos. Seja qual for o motivo, cuidar de alguém pode ser um trabalho complexo, mas muito gratificante.
Funções básicas do cuidador
O perfil do cuidador :
O cuidador precisa de ter capacidades de comunicação que lhe permitam interagir com a pessoa que recebe os cuidados e não só, deve manter a comunicação ativa entre os prestadores de saúde primários (médicos, enfermeiros, entre outros) da família e do utente.
Funções primárias :
Entre outras destacam-se a higiene do utente, a manutenção e hifenização do espaço onde se encontra o utente, gestão da lavandaria, compras dos produtos de higiene adequados. Também a agenda do utente deve ser controlada pelo cuidador, levando o utente a respeitar os seus compromissos (uma consulta médica, por exemplo).
Quais são as principais funções do cuidador de idosos?
As atribuições da Auxiliar podem variar de acordo com o estado de saúde e com o estilo de vida do idoso. Algumas das tarefas que se poderá desempenhar caso se inicie,estas são detalhes e relacionados às funções e serão combinados com a família e com o próprio idoso, as mesmas são revistas na Avaliaçao de Necessidades em conjunto com a Familia.
– Auxiliar o idoso a realizar sua higiene pessoal, realizando a troca de fraldas, dando banho e escovando os dentes;
– Fazer companhia ao idoso, proporcionando atividades que o entretenham e tragam bem-estar e alegria, como conversar, caminhar, realizar trabalhos manuais, tomar sol etc.;
– Administrar as medicações necessárias de acordo com a dosagem e com os horários definidos pelo médico do idoso;
– Ajudar o idoso com suas atividades domésticas, ajudando, inclusive, na hora de preparar e servir as refeições;
– Zelar para que o ambiente no qual estará o idoso se mantenha limpo e organizado, prevenindo acidentes e proporcionando qualidade de vida;
– Garantir o bem-estar do idoso de um modo geral, sendo vigilante para que ele se mantenha confortável, bem alimentado, devidamente medicado, e estimulando para que, ao mesmo tempo, mantenha sua autonomia.
Quais são as características essenciais a um cuidador de idosos?
– Paciência
Com o passar dos anos, é natural que o ser humano possa sofrer modificações intensas, seja física, emocional ou cognitivamente. O tempo faz com que nosso corpo não seja mais tão rápido, ágil e flexível quanto quando éramos jovens. Nossos reflexos se tornam mais lentos, nossa visão se modifica, e fazer tarefas comuns pode ser um enorme desafio. Assim, a paciência é uma característica importante ao cuidador, para que ele possa ser compreensivo com as limitações do idoso, auxiliando-o da melhor maneira possível.
– Empatia
A menos que morramos antes de envelhecer, todos nos tornaremos idosos. E, se nos colocarmos no lugar do idoso, entenderemos o quanto pode ser difícil lidar com certos obstáculos trazidos pela idade. A empatia ajudará o cuidador a tratar o idoso do modo que gostaria de ser tratado se estivesse em uma situação de fragilidade, fornecendo o tratamento que gostaria que seus pais ou avós recebessem, por exemplo.
Os idosos são seres humanos como todos os outros e têm sentimentos, anseios e dores. A única diferença é que viveram mais tempo do que nós. Pensar nisso pode ajudar a entendê-los melhor.
– Atenção
É tarefa do cuidador fornecer ao idoso as medicações corretas, nas doses e nos horários adequados, além de cuidar de sua alimentação, higiene, segurança, conforto e bem-estar. Imagine ministrar a um idoso determinado remédio na dosagem incorreta ou queimar sua pele na hora do banho por não estar atento à temperatura da água? Terrível, não é? Por isso, a atenção é uma das características fundamentais do profissional, capaz de prevenir acidentes e infortúnios.
– Conhecimentos específicos
Há conhecimentos específicos que facilitam o trabalho do cuidador de idosos. Existem técnicas específicas para dar banho no idoso, para lidar com idosos acamados, com dificuldades de mobilidade e com outros problemas relacionados à saúde. Por isso, é importante que o cuidador de idosos, além do perfil adequado, apresente conhecimentos específicos, que o ajudem a exercer seu trabalho com mais segurança.
Atenções a ter com Idosos !
– Alterações na respiração
– Temperatura corporal
– Medição dos sinais básicos de vida (tensão arterial) em vários momentos dia
– Medição da glicose em vários momentos do dia
– Alterações na frequência/forma de micção ou defecação
– Alterações no humor do utente
– Monitorização do peso do utente